Tá aí! Eu não costumo indicar músicas com frequência. Afinal, cada um tem um gosto e para evitar discussões meramente passionais prefiro não sair por aí falando que esta ou aquela é melhor ou pior.

Mas, este canal no Youtube superou minhas expectativas. Não que seja o melhor; não quero dizer isso, mas o canal tem muitas músicas boas, de qualidade. Encontrei músicas de grandes compositores, inclusive. Músicas que têm “pegada” de samba de gafieira e músicas com nem tanta “pegada” assim… contudo, a variedade de opções é que mostra a sua praticidade. Com muitas opções, tem gosto para todos (e olha que eu sou meio chato).

O fato é que encontrei a maior variedade de samba de gafieira (tradicional, com pegada, presença de metais e bandas) até hoje juntas, num canal só.

Posso estar falando aqui e você nem deve saber muito bem. Vou explicar…: um samba, para ser considerado um samba de baile, um samba para se dançar nos salões, nas gafieiras, precisa ter uma característica muito peculiar. Você sabe qual é? A música precisa ser executada aos moldes das grandes orquestras do passado que, diga-se de passagem, ofereciam a melhor sonoridade para se dançar. Essas características estão voltando devagar na música popular brasileira e já se pode perceber um número cada vez mais crescente de músicos, bandas e até mesmo Big Bands sendo reestruturadas para tocar nesses moldes novamente, nos dias de hoje.

A presença dos instrumentos de sopro, também conhecido por metais de sopro, foi a diferenciação principal nas bandas das décadas de 1930 / 1940 em diante, responsáveis pelo crescimento do samba de gafieira nos salões cariocas.

Pela figura acima já podemos ter uma idéia da instrumentação utilizada pelas big band's. Obviamente as formações variam muito, mas o que estou tentando mostrar aqui é a influência que este tipo de formação deixou para o nosso samba, possibilitando o nascimento do samba de gafieira.

Recentemente, esta sonoridade musical ficou bem escassa no cenário nacional. Felizmente, parece-me que está voltando com toda força. Felizmente para os amantes do samba de gafieira, que poderão dançar novamente com músicas de qualidade e próprias para esta dança. Daí você já pode deduzir que, não é com qualquer música ou qualquer samba, que se dança samba de gafieira. É possível, caso se queira, mas não é a mesma coisa. Na hora dos movimentos, durante a interpretação musical pelo corpo, já percebemos isso.

Só para você ter uma idéia, uma formação típica de uma big band consiste em 4 naipes de instrumentos:

"[...] os saxofones (2 saxofones altos - 1°e 3° sax altos; 2 saxofones tenores - 2° e 4° sax tenores; e 1 saxofone barítono - 5° sax barítono. Ocasionalmente 1 ou 2 saxofones sopranos), os trompetes, e trombones (3 trombones tenores e 1 trombone baixo), 1 e a 'cozinha', é como é denominada nas big band's o naipe que executa predominantemente a base harmônica do grupo, e é formado de: guitarrabateriabaixo ou contrabaixo, e piano. Algumas big band's usam um terceiro naipe em sua formação que a amplia na execução harmônica e também em alguns solos, o naipe de cordas, composto de: violinoviola,violoncelo, e contrabaixo. Algumas Big Band's podem ainda admitir outros instrumentos como flautaclarinete e instrumentos de percussão que variam de uma banda a outra dependendo do estilo e arranjo musical. Os termos banda de jazz, orquestra de jazz e dance band, também são usados." (fonte: Wikipédia)

É só entrar numa gafieira que já nos deparamos com uma formação dessas. É uma sonoridade magnífica para dançar. Sim, antes que você diga, isso se deu devido a uma forte influência do jazz.

Num próximo artigo eu posso inclusive passar os nomes de algumas bandas e big band's que estão despontando nos salões do Rio de Janeiro e São Paulo, também. Aliás, pelas minhas observações, hoje em dia há uma mistura muito grande dessa sonoridade do samba de gafieira com o samba-rock, dando uma conotação bem harmônica e equilibrada, ao ponto de você não mais diferenciar se é uma samba-rock ou um samba de gafieira; na dúvida, são os dois em um.

Bom, ta aí a playlist e, sugestão, inscreva-se no canal inteiro. E logo mais abaixo do vídeo, enquanto você ouve, eu vou listar algumas músicas da própria playlist que poderão ser consideradas mais próximas da sonoridade do samba de gafieira de raiz (aquele com sonoridade de big band, com metais, com influências do jazz, etc)

  • 01. Meu Guarda-Chuva - Funk Como Le Gusta e Paula Lima
  • 02. Relicário 81 - Serginho Meriti
  • 06. Ereção - Orquestra Imperial
  • 07. The Blues Walk - Zeca do Trombone (*esta é típica)
  • 13. Já Pedi Pra Você Parar - Paula Lima
  • 21. Eu Sou o Samba - Alexandre Pires e Seu Jorge
  • 22. Mulher Malvada - Alexandre Grooves
  • 26. Soul do Samba - Marcio Local (* marquei este, muito mais para samba-rock, porque oferece uma excelente ginga)
  • 27. Prazer de Cotovelo - João Sabiá
  • 31. E Que Deus Ajude - Djavan
  • 34. Estatuto da Gafieira - Elza Soares
  • 37. Minissaia - Gabriel Moura
  • 67. Suingue de Samba - Rogê (*na verdade, mais para pagode, só que tem um baita suingue)
  • 69. Tarde Morna - Kleber Jorge
  • 73. Sábado à Noite - Chico Buarque

Lembrando que marquei aquelas que tem a sonoridade mais própria para um samba de gafieira (na sua raiz), exceção às que eu mesmo expliquei nos parênteses.

Gostou do artigo? Dê sua sugestão ou opinião aqui embaixo!

arrow

 


Kenio Nogueira
Kenio Nogueira

Professor de danças de salão, coreógrafo, produtor cultural, pós-graduado especialista em Danças de Salão, empresário, engenheiro químico. "Expresse-se dançando..."

Comente pelo Facebook

    2 replies to "Playlist de Samba de Gafieira pra Você"

Leave a Reply

Your email address will not be published.