por Kenio Nogueira

Olá! 🙂

Sobre as origens do samba de gafieira, nós poderíamos falar aqui da história, colocar imagens antigas, fotos em preto e branco, trazer referências e artigos antigos, trechos de livros, enfim… não vamos fazer nada disso.

Assistam os vídeos abaixo (tem outros, claro) mostrando vivamente a verdadeira origem do samba de gafieira, dançado pelo seus precursores nos dias atuais. Eles são “Os mais da Gafieira” que já dançavam nas gafieiras antigas e  mostram o que se fazia antigamente e ainda hoje se faz.

Eu vejo e digo: por mais que se tente inventar algo diferente, o que esses “senhores” e suas “damas” fazem coloca qualquer jovem na categoria de simples aprendizes. Eu tenho muito o que aprender ainda e continuar aprendendo com eles.

Aliás, muitos dos grandes nomes de hoje do samba de gafieira aprenderam com eles. Ah(!) esses aí não frequentavam escolas de dança, frequentavam bailes. Isso demonstra que a frequencia em bailes de dança de salão é que ajuda, e muito, a aprimorar a nossa dança, tornando-a segura e natural.


Kenio Nogueira
Kenio Nogueira

Professor de danças de salão, coreógrafo, produtor cultural, pós-graduado especialista em Danças de Salão, empresário, engenheiro químico. "Expresse-se dançando..."

Comente pelo Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published.