Falou em “saber dançar” a primeira coisa que as esposas/namoradas falam é: “Eu até sei dançar, ele é que não sabe… ele não tem ritmo!”

Saber se mexer no ritmo (mesmo, na sua totalidade) não é tão fácil quanto se pensa. Não basta seguir a música de forma natural (coisa que todos podem aprender facilmente) e depois deixar de usar das variações implícitas à música.

É fácil? Sim, é. (Ponto)

Para um nível inciante já está ótimo. E é isso que a gente passa em nossas aulas para iniciantes, esta primeira noção básica e principal para começar a se mexer coordenadamente no ritmo da música. Depois, para um nível mais além do básico, após um ano ou 1,5 ano, já se dá aos alunos alguma noção de compasso musical na dança. Assim é que, os alunos começam a entender um compasso ternário (valsa), um quaternário (bolero, sertanejo, forró, etc) e assim por diante.

Com isso, com esta visão e percepção auditiva mais detalhada, o alunos já começam a bem se tornarem dançarinos. É aí que ele começa a identificar os gêneros musicais que tocam, porque muitas vezes – no começo – ele nem sabe identificar o que é bolero e o que é valsa, por exemplo.

Neste vídeo eu passo alguns exercícios simples e eficientes para você começar a pegar o ritmo aí mesmo, na sua casa, sem fazer muito esforço na dança. Mesmo que você não saiba dançar nada você pode praticar esses exercícios e desenvolver o seu ritmo.

Ritmo é algo que todos temos. Ritmo é ciclo. Ritmo é lei universal. Se alguém está sem ritmo (como se costuma falar) esta pessoa está fora do universo. E sabemos que isso não acontece. A exemplo: temos ritmo biológico, ritmo de trabalho, ritmo de estudo, o nascer do sol diariamente é um ritmo, etc. Assim, dançar no ritmo é usar da métrica que a música nos aplica e exige. Se ternária, vamos pisar no chão 3 vezes a cada compasso musical.

Nas aulas presenciais que costumamos dar aqui na escola, temos sempre uma semana no mês totalmente dedicada ao aprendizado do ritmo de todos os gêneros musicais.

Bem, no vídeo você vai entender melhor. Boa prática!

Gostou? Curta. Comente. Compartilhe!

arrow


Kenio Nogueira
Kenio Nogueira

Professor de danças de salão, coreógrafo, produtor cultural, pós-graduado especialista em Danças de Salão, empresário, engenheiro químico. "Expresse-se dançando..."

Comente pelo Facebook

    12 replies to "Como aprender a dançar no ritmo, rápido e fácil"

    • Luciana

      Kenio quero saber de você qual o curso que devo comprar pra começar a dançar. Não sem dançar, nem balançar, sem ritmo.

      • Kenio Nogueira

        Oi Luciana, tudo bem! Bom… sugiro algo que lhe dê uma idéia inicial… de ritmo. Já que você citou que “Não sabe nem balançar, sem ritmo” o curso de Musicalidade Criativa vai lhe ajudar muito neste começo. Ele dá uma base de conhecimento, exercícios e práticas de dança e movimento que independem se você dança isso ou aquilo. Eu falo lá de consciência musical, saber ouvir a música, sincronizar movimento e música, etc… dá uma olhadinha no site do curso que, com certeza, este seria o primeiro curso para todos que querem começar (e não partir para aprender passos, como a maioria faz). Depois, aí sim, você poderá partir para os passos, do bolero, do samba, etc. E neste curso ainda dou detalhes sobre cada um dos gêneros musicais para você entender mais na hora da dança. Qualquer dúvida, só me procurar! Abraço.

    • Graziela

      Eu tento aprender a dançar uma música mais e muito difícil minha mãe fala que estou sem ritimo,como pego esse ritimo?

      • Kenio Nogueira

        Oi Graziela. Nesse vídeo aqui no blog eu dei alguns exercícios para você começar. Mas, caso queira mais… sugiro este curso que é bem completo e certamente vai ajudar muito a você entender o ritmo de qualquer música. Siga este link asgar.ga/MusicalidadeCriativa

    • Any

      Oi eu sou de invernada mirim o professor fala que estou sem ritmo chego a chorar por conta disso esses passos irão me ajudar? A ter ritmo?

      • Kenio Nogueira

        Olá Any, vai sim. Treine e pratique bastante que os resultados virão com certeza. Faça com calma, concentrada mas também sem se cobrar. Só vá fazendo e verá que dentro de 1 mês ± já vai ter resultados. O segredo é foco, disciplina mas com leveza na alma! Abraço.

    • Valeria menezes

      Boa tarde eu tenho muita dificuldade em ter ritmo chego ate chorar quando meu marido fala pra mim q eu não tenho jeito pra dança pq não consigo ter ritmo

      • Kenio Nogueira

        Oi Valeria! Continua aqui fazendo os exercícios que tenho certeza em pouco tempo essa dificuldade vai acabar e irá surpreender a todos! Confiança!!!

    • Paulo José

      Rio, 09.04.17.

      Olá Kenio,

      1 – Já conheço o seu excelente trabalho didático;

      2 – Agora, uma pergunta de leigo: Não seria o caso de v. explicar mais sobre os compassos? Exemplo: Existiria além do binário um outro para o samba?

      Se viável, fica como sugestão / contribuição.

      Parabéns p/ seu trabalho de qualidade e sério!

      Att.

      Paulo José, Rio de Janeiro.

      • Kenio Nogueira

        Olá Paulo! Sim, ótima sugestão. Vamos aplicar. Mas, em alguns cursos online, nas versões pagas, eu dou essas explicações bem mais profundas em relação aos outros compassos. Entretanto, no canal do Youtube (youtube.com/asgarcentrodedanca) tem mais alguns vídeos sobre compassos que eu explico também. Se você procurar lá vai achar, inclusive algo mais especificamente sobre o samba (sim ele também pode ser quaternário, principalmente outras vertentes como samba-rock, samba pagode, etc). Neste link eu dou um PDF com os mais variados estilos de samba para conhecimento, baseado em pesquisas. Um abraço e obrigado pela sugestão, será seguida!

    • claudio

      Otimo video. Extremamente didatico e pratico.

Leave a Reply

Your email address will not be published.