Às vezes as pessoas nem sabem ou nem se perguntam quais as etapas para se construir uma boa dança, ou até mesmo para aprender a dançar… para começar do “zero”.

Eu geralmente digo que a dança tem 4 elementos que precisam ser aprendidos. Aliás, eu não, Rudolf Laban é quem diz. Ele foi um pesquisador e estudioso do movimento humano de uma forma geral. Ele começou estudando os movimentos repetitivos dos operários das indústrias, na década de 50, aproximadamente. A partir daí, ele estendeu seus estudos para outras áreas do movimentos humano, como: a dança, o teatro, etc.

Neste vídeo eu falo um pouco a respeito do trabalho de Laban e, principalmente, da analogia que eu fiz desses elementos básicos que a dança tem e desenvolve no ser humano com as danças de salão.

De uma forma simples, prática e usando as pesquisas de Laban, nós conseguimos ensinar a dança, em nossas aulas, seguindo esta conceituação bem mais didática, em nosso entendimento.

Isto tem facilitado bastante o aprendizado por parte do aluno e, a sistemática, por parte do professor que ensina a dança.

Os estudos de Laban já são bem pesquisados nas aulas de balé clássico e outras artes performáticas mas, eu ainda não vi alguém trabalhar esta conceituação totalmente aplicada à área das danças de salão.

Bem, no vídeo você vai poder entender e saber muito mais sobre o que estou falando e aprender também essas 4 qualidades que você deve ter na sua dança (seja iniciante ou não):

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

arrow


Kenio Nogueira
Kenio Nogueira

Professor de danças de salão, coreógrafo, produtor cultural, pós-graduado especialista em Danças de Salão, empresário, engenheiro químico. "Expresse-se dançando..."

Comente pelo Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published.